Quem sou eu

São Paulo, Brazil
Sou professora universitária,mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo e atualmente ministro a disciplina de Ética. Este blog contém material de uso em minhas aulas, elaborado através de pesquisas bibliograficas, para consulta de alunos e outros interessados.

domingo, 30 de março de 2008

A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA, VIRTUDES E VÍCIOS.

ENTENDENDO AS VIRTUDES E OS VÍCIOS

As virtudes e os vícios estão relacionados ao que chamamos de Doutrina da Moral e fazem parte dos valores éticos de uma sociedade. Estes, por outro lado são um conjunto de ações éticas que auxiliam o indivíduo a tomar decisões, fazer escolhas em sintonia com os princípios da sociedade onde vive.

A virtude é considerada uma qualidade moral particular, isto é: É definida por um grupo social, de acordo com os valores vigentes de uma determinada sociedade e é externada individualmente.

O vício é a desaprovação de uma atitude que significa falha ou defeito frente aos valores vigentes de uma determinada sociedade e também é externada individualmente.

De acordo, com Aristóteles Aa virtude é " Uma disposição habitual e firme para fazer o bem". E, praticar a virtude é antes, de mais nada: " Preferir a justiça e a verdade".

Se o agir virtuoso é fazer a escolha pela justiça e a verdade podemos entender que o agir vicioso é uma tendência habitual para certo mal, sendo o oposto da virtude.

Ainda com de acordo, com o filósofo, os excessos da virtude - qualidade , tornam-se em vícios como também às deficiências da qualidade atribuída a virtude resultam em vícios.

EX: Coragem é uma qualidade, uma virtude que em excesso pode levar o indivíduo a ter atitudes temerárias como também por falta desta - coragem, torná-lo covarde em suas atitudes.

O Filosofo ainda afirmava que tanto as virtudes quanto os vícios podem ser adquiridos ou moldados por meio do hábito. As virtudes se aperfeiçoam, de acordo com Aristóteles.

PORTANTO:
OS VÍCIOS E AS VIRTUDES FAZEM PARTE DOS VALORES ÉTICOS! E A VIRTUDE É UM TRAÇO DE CARÁTER VALORIZADO SOCIALMENTE.